20090604

Em busca de um rosto


(É assim que vejo Jesus! Não deve ser muito diferente, pois se O tenho no coração!...)

Não sei se já tiveste esta sensação, mas há pessoas que, apesar de as ver frequentemente, tanto por fotografias como pessoalmente, não me parecem as mesmas!... O rosto nem me parece igual, esqueço-me das suas feições muito facilmente... acho que me deixei de identificar com elas! Porque até nem tenho a mesma sensação de felicidade que antes!...
Quantas vezes criamos a imagem de alguém que não conhecemos muito bem? Começamos a conhecê-la e a imagem forma-se na nossa mente. Quando acontece o encontro, há surpresas...

Por exemplo, é como acontece com Jesus!
Na Bíblia não há grande descrição do aspecto de Jesus na sua humanidade. E a primeira questão que nos vem à cabeça é o porquê de Deus não nos dar a conhecer as belezas físicas de Jesus, como as tantas descrições, na própria Bíblia, de outras pessoas importantes!
Recentemente, alguém reproduziu de como seria o rosto de Jesus, que se mostrou totalmente diferente daquilo que todos imaginavamos. Mas que teria sido um judeu de estatura média, de olhos e cabelos pretos, com nariz aquilino, tal como são os homens daquelas terras... Mas isso não interessa!

Desde pequenos que começamos a formar a imagem de Jesus tal como vemos nos livros: de olhos claros, cabelos comprido e castanho claro... e a sua figura sempre nos atraiu. Mas qual seria o aspecto desta pessoa extraordinária, que tem atraído multidões através destes anos todos?... Tal como disse antes, não é importante!

Quem sabe se Deus omitiu os seus traços com o intuito de o ser humano se concentrar nas belezas espirituais e por estas ser atraído? A beleza de uma pessoa está no seu carácter e reside no seu íntimo.
Jesus era um homem alegre todos os minutos do dia, sem mau humor. Sim, Jesus sempre foi uma pessoa alegre, porque o pecado é que entristece a alma; foi uma pessoa saudável, pois nunca lemos sobre qualquer enfermidade sua; nunca houve momentos de depressão o que, sem dúvida, causava surpresa aos seus perseguidores. Jesus foi assim: "(...)o mais formoso dos filhos dos homens! Oencanto que se derramou em teus lábios! Por isso, Deus te abençoou para sempre." (Sl 45, 3).
Mas quem conhece as Escrituras também vê Jesus com o aspecto retratado pelo profeta Isaias: "homem de dores, (...) que não tinha parecer nem formosura e que nós, olhando para Ele, nenhuma beleza víamos para que o desejassemos" (Is 53, 3- 10). Este retrato de Jesus foi deixado por Deus, para que pudessemos sentir a transformação que o mal opera nas nossas vidas, tal como ele suportou os nossos males. Só de pensar nisso...
E agora entendi o porquê da veneração ao Rosto de Jesus!... (e é engraçado pois, fiz-me essa pergunta há uns dias e agora tenho a resposta!...)
Mas aprendi com isso, consigo reconhecer a pessoa pelo que a sua alma é... ou deixa mostrar. Mas quando não se expõe intimamente (do íntimo, personalidade, coração!)... não a consigo ver mais, porque a reconhecia pelo que me foi vedado.
Agora não têm rosto...

Sem comentários: