20100808

Hoje é dia de festa!



Bom, todos os dias são de festa!!
E não estou a falar de quem comemore o seu aniversário! Mas falo da festa que hoje acontece na terra dos meus pais! É em honra a Santa Bárbara! Talvez por isso goste tanto do nome que, se tiver uma filha,... talvez!

Todos os anos o padre que preside à celebração conta a sua história! A "nossa" capela, ornada com motivos barroco e fresco da imagem da santa, ajudam a interiorizar a história!
Oriunda de Nicomédia, na Turquia, no tempo do imperador Maximiliano (séc.IV), a jovem de família abastada e pagã, tinha-se convertido ao cristianismo porque se comoveu com a história de Jesus e com os exemplos de vida dos cristãos na altura.
Prometeu fidelidade a Cristo e consagrou a sua virgindade; foi batizada.
Renunciou, portanto, aos casamentos, e os seus feitos provocaram ira a seu pai, Dióscoro.

Ele próprio denunciou a filha ao prefeito, que imediatamente a prendeu e torturou, mas as suas feridas apareciam sempre curadas! Até que lhe deram a sentença de morte. O seu próprio pai executou-a! Logo após o martírio, sentiu grande angústia e o céu escurece dando lugar a uma tempestade de relâmpagos. Dióscoro foi atingido por um.

Na imagem representativa de santa Bárbara, observamos uma torre, símbolo do cárcere onde viveu a sua juventude; a espada e a palma, símbolo do seu martírio; um cálice como símbolo de protecção aos morimbundos e, por vezes, com um raio.
É a padroeira dos militares, dos mineiros, pirotécnicos e de quem trabalha com fogo; é protetora contra tempestades, raios e trovões. O seu dia mundialmente comemorado é a 4 de Dezembro. Na aldeia dos meus pais também comemoram nesse dia, mas fazem festa e romaria em Agosto a pedido dos emigrantes.

"Só nos lembramos de santa Bárbara quando troveja!", lá diz o ditado! Só nos lembramos das pessoas quando nos sentimos aflitos ou precisamos mesmo de ajuda, é o que significa!...
Todos os dias são dias de festa!

Sem comentários: