
Estes desenhos não são meus... os que são estão no sótão lá na terra...paciência! Nem sempre podemos ver obras de arte!...;)Estes são esboços mais "discretos" que encontrei, para não ter que censurar o post! Lol! Estou a rir-me mas é verdade!...) Prometo que o próximo desenho que fizer eu coloco aqui, isto é, se quiseres, claro!! E espero não ter de esperar muito tempo...
Olá, Bom Dia!!
Vou partilhar uma curiosidade que já sei que vai provocar pensamentos do género "esta miúda é maluca"! Mas, para além de teres razão ao pensar nisso, que atire a primeira pedra...! :P
Estava eu, aqui na minha bela sala, sentada no chão e encostada ao sofá (não é esta parte que faz-me parecer maluca...) faço como sempre neste meu ritual: através da minha janela, ainda sem cortinas, olho para as janelas do prédio ao lado do meu e... (agora sim!) começo a desenhá-las mentalmente! Começo pelo parapeito, depois faço a perspectiva...e vou desenhando! Lol!
Adoro desenhar, acho até que é a 3ª...ou a 4ª coisa que mais gosto de fazer na vida: a 1ª, óbvio, é estar com o meu filhote (!!!!), a 2ª é rir (quanto mais melhor), a 3ª é a companhia dos amigos... estas preferências ocupam estes lugares por poucos pontos de diferença, pois sinto-me super bem em fazer qualquer uma das coisas...de preferência fazer tudo isto ao mesmo tempo (são compatíveis,... por isso é possível!... Até tenho jogos em que têm, como prova, o desenho! :P ).
Sim, dei-me conta que, sem querer, quando estou num grupo de amigos ou até num local à espera, começo a observar e acabo sempre por fazer o que faço com as janelas do lado: desenho-as mentalmente. É o passo que faço antes de passar o que vejo para o papel... os alvos são os rostos, as mãos e os braços, as costas...depende, tem que parecer harmonioso e desafiador desenhar!...
Agora lembrei-me das aulas de desenho na faculdade, em que tinhamos que desenhar com várias técnicas os modelos nús... adorava desenhar uma rapariga de pele morena, pois os contrastes de luz que a pele fazia tornava muito divertido desenhar!
Não tinhamos tempo com o modelo na mesma posição, por isso tinhamos que captar as formas, os volumes e os contrastes em segundos, basicamente faziamos rabiscos para captar tudo! E é isso que faço no pensamento, rabisco as formas básicas de algum objecto que acho bonito! O resultado final já está feito (a pessoa, neste caso) e eu só "descubro" o modo de construção com elipses, ovais, tudo assim...Tontisse ou não acho que chegou a hora de praticar um pouco de desenho! Tudo bem que, quem nasceu para a coisa, bla bla, e quem conhece as técnicas é como andar de bicicleta...mas não é tão verdade assim, pois sem a prática fica-se com o "olho destreinado", não observamos tão bem os pormenores, a concentração demora um pouco mais do que o normal, e a mão não responde tão rápido ao cérebro! É quase como estar "enferrujado" Lol!... Não sei onde está a piada, é mesmo assim!! ;)
Há poucos dias pediram-me, como prenda de anos, para desenhar um amigo meu através de fotografia. Não se lhe via o rosto, quase que era uma silhueta, mas aceitei o desafio e já nem me lembrava do quão fantástico é o corpo humano, com as formas arredondadas, outras formas mais agudas...muito fixe. Mas já senti a dificuldade, demorei mais tempo a reproduzir a harmonia no papel do que aquela que eu desejaria... ai, ai, Anabela - pensava eu!... entretanto, depois de terminar, pela segunda vez, o desenho, parto sem querer o vidro da moldura onde ia colocar o desenho... xd#&* Lol, mas foi o que pensei!!
Ultimamente tenho pensado no meu "s'tor" Chico, um professor de artes da secundária, aliás, de todos os que tive foi o meu favorito! Às vezes ele vai à missa das 7, mas já não o vejo há muito! Queria pedir-lhe conselhos sobre desenho... queria aperfeiçoar-me a desenhar rostos, talvez aprender a fazer caricaturas... não sei, tenho andado com vontade, talvez esteja prestes a começar uma carreira a desenhar... :)
...tenho é tido saudades desses tempos...em que me sentia uma artista meio errante e que identificava-me com os artistas que estudaram em Paris, que se conheciam a todos e que criavam um novo movimento de pintura!
...tenho saudades de este meu s'tor se surpreender com os meus trabalhos; de, no fim do ano, me escrever que sempre me admirou; de me contar que se lembrava de uma vez, em que ele me gritava criticando-me e ao meu trabalho, e que percebeu que me fiz de forte; de me dizer: Anabela, és uma mulher apaixonada; ou de me dizer, com olhos de quem nunca tinha visto, que era uma coisa tão espantosa; dos meus colegas me pedirem para lhes ensinar a desenhar (ridículo!!!); de passar nos corredores, no 9º ano e ouvi-lo sempre a gritar e pensar: Deus me livre! E no ano seguinte ter 5 horas seguidas com ele e achá-lo super!... bons tempos. As minhas aulas de desenho eram a minha casa!... Obrigada!